O Ministro dos Transportes e Desenvolvimento Urbano do Irã, Mehrdad Bazrpash, participou da cerimônia comemorativa do 100º aniversário da República da Turquia na embaixada do país em Teerã.
Durante esta visita, Bazrpash negociou a promoção de laços bilaterais, incluindo a realização da oitava reunião do Conselho Supremo de Cooperação Económica Irão-Turquia, informou a Agência de Notícias Mehr.
A convite do Embaixador da Turquia em Teerã, Hicabi Kārlang?ç, Bazarpash fez um discurso por ocasião do Dia da República da Turquia, no qual enfatizou a expansão das relações bilaterais e o fortalecimento da cooperação abrangente entre os dois países em todos os campos, particularmente cooperação em transportes.
Discursando na cerimónia, o ministro iraniano felicitou o Dia Nacional da República da Turquia ao governo e ao povo da Turquia e anunciou que, num futuro próximo, o Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, visitará Ancara para participar na 8ª reunião do Irão-Turquia. Conselho Supremo de Cooperação Económica para a promoção das relações bilaterais.
Ele também expressou esperança de realizar a 29ª reunião do Comitê Econômico Misto Irã-Turquia em Teerã, com a presença do Ministro da Juventude e Esportes da República da Turquia, Osman Ažkān Bak, responsável pela Comissão Irã-Turquia. Comitê Econômico Misto.
Bazarpash, como chefe do Comité Económico Misto Irão-Turquia, expressou esperança na expansão das relações bilaterais em todas as áreas políticas, económicas, comerciais, científicas e culturais.
O responsável explicou que o Governo do Irão atribui grande importância ao desenvolvimento de relações abrangentes com os seus vizinhos no quadro da política de vizinhança e que a República da Turquia tem um lugar e uma importância especial a este respeito.
A República Islâmica do Irão e a República da Turquia prosseguem o desenvolvimento e o aprofundamento das relações bilaterais com forte determinação política, enfatizou.
"A cooperação das duas grandes potências da região, a República Islâmica do Irão e a República da Turquia, além de manter os interesses mútuos dos dois países, pode trazer paz, estabilidade, segurança, desenvolvimento e prosperidade à região, ", acrescentou o funcionário.
Referindo-se às estatísticas, Bazarpash disse: "De acordo com o relatório da Organização de Promoção Comercial do Irão, o volume do comércio entre o Irão e a Turquia aumentou para 13,4 mil milhões de dólares; no entanto, considerando o elevado potencial dos dois países e a situação geopolítica e geoeconómica posição dos dois países, este volume de comércio entre os dois países ainda está longe da meta de 30 mil milhões de dólares."
Acrescentou que o Irão e a Turquia desempenham um papel complementar em quase todos os domínios económicos e comerciais e que a cooperação entre os dois países no domínio da energia e da electricidade, além de satisfazer as necessidades mútuas, pode proporcionar uma plataforma para a cooperação regional.
Além do comércio, a localização geográfica dos dois países proporcionou uma oportunidade preciosa de cooperação e sinergia nos transportes e, felizmente, as autoridades dos dois países reconheceram esta importância e visam uma cooperação mais estreita para completar as relações Leste-Oeste e Norte. -Corredores de transporte sul, acrescentou, afirmando que durante cerca de 400 anos, a fronteira Irão-Turquia tem sido uma fronteira de amizade, fraternidade, paz e estabilidade, e se Deus quiser, continuará a ser.
A Turquia é o terceiro parceiro comercial da República Islâmica do Irão em exportações e importações, e o volume do comércio entre os dois países tem aumentado após a pandemia.